11 anos da Lei Maria da Penha: Instituto lança relógio da violência no Brasil

Fonte: Carta Capital

Há 11 anos foi aprovada a Lei Maria da Penha (11.340/06), que torna crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para comemorar a data e aprofundar melhor os dados sobre o tema, o Instituto Maria da Penha lançou nesta segunda-feira (07/08) o projeto Relógios da Violência, que estima quantas mulheres são diariamente agredidas física ou verbalmente no Brasil.

O projeto é baseado em um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostra que a cada dois segundos uma mulher sofre violência. E por este motivo, o relógio do site funciona com metade da velocidade de um aparelho normal.

Além disso, o site traz – de maneira simples e didática – informações sobre os 6 tipos diferentes de violência contra a mulher, sendo física, verbal, psicológica, patrimonial, sexual, e moral.

Explica-se ainda o ciclo de violência e quais são as maneiras de prevenir e combater a situação.

Até a publicação dessa matéria, às 17h50 da segunda-feira (07/08), o relógio já marcava que 31.347 mulheres já foram agredidas física ou verbalmente.

Uma vez que os dados são alarmantes – o Brasil, por exemplo, é o 5º país mais violento com mulheres – o Instituto acredita que é necessário “pulverizar a informação para que homens e mulheres se conscientizem do cenário violento que vivemos”.

Segundo Maria da Penha Fernandes, “a informação é uma grande aliada das mulheres quando o assunto é violência doméstica e familiar: é preciso conhecer as diversas formas de agressão e promover o acesso à Lei Maria da Penha em larga escala”.

“Para a mulher, a lei trouxe o reconhecimento de que ela [a mulher] está em um situação especial de vulnerabilidade e naquela circunstância necessita de ajuda. E ainda que, se você não encarar a violência dessa forma, a mulher pode vir a ser uma vítima de feminicídio”, conta a promotora Fabíola Sucasas.

Para impulsionar o apoio ao projeto, o Instituto Maria da Penha lançou também a hashtag #tanahoradeparar.